QUAIS AS FACULDADES MAIS DIFÍCEIS DE ENTRAR?
1- ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica :
A Instituição já chegou a ser considerada umas das mais difíceis de entrar no mundo. No total, o ITA aplica quatro provas: três de química, matemática e física, em dias diferentes, e mais uma que abrange inglês e português, num único dia.
2- USP - Universidade de São Paulo:
A USP está, atualmente, na 87ª posição no ranking mundial de melhores universidades. Na América Latina, ela é a 2ª mais bem conceituada.
3- FGV - Fundação Getúlio Vargas :
Os vestibulares da FGV, uma das mais difíceis de entrar do Brasil, variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato, mas quase sempre são divididos em duas fases diferentes.
4- Unicamp - Universidade Estadual de Campinas :
Posicionada no 159° no ranking de melhores faculdades do mundo, a Unicamp conta com cursos nas áreas de humanas, exatas biológicas. Para preencher as mais de 3.400 vagas, são cerca de 50 mil candidatos por ano.
As provas de admissão acontecem em 2 fases, entre novembro e janeiro. A primeira prova inclui redação e 12 questões dissertativas de matemática, física, química, biologia, história e geografia. Na segunda etapa, o candidato tem oito provas dissertativas de Língua Portuguesa, Química, Ciências Biológicas, Inglês, Matemática, Geografia, História e Física.
Alguns cursos da Unicamp, como Dança e Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Arquitetura e Urbanismo ainda exigem que o candidato passe por provas de aptidão para cursar a faculdade.
5- UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro:
A seleção dos candidatos é feita em dois dias: o primeiro conta com provas de conhecimento geral de 48 questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História, e o segundo com provas específicas para cada curso.